quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009


A química e o amor

Pintou Química

Alguem chega para você e diz: Rolou uma química entre nós! Será apenas um modo de falar ou será que existe mesmo uma química para o amor? O sentimento por outro individuo, produz reações visíveis em nosso corpo inteiro. Como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido (tipo "peixe morto"), o ficar rubro quando se está perto do ser amado? Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade O AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima, são causados por substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada.

Entre essas substâncias estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando? A dopamina produz a sensação de felicidade, a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, nesse estágio é que se diz que existe uma verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química. Porem essa sensação pode não durar muito tempo.

Com o passar do tempo o organismo vai se acostumando e passa a necessitar de doses cada vez maiores de substâncias químicas para provocar as mesmas sensações do início. É aí que entra os hormônios Ocitocina e Vasopressina, são eles os responsáveis pela atração que evolui para uma relação tranqüila e confortavel, duradoura e segura, afinal, o amor é eterno!