terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Como funciona o gás pimenta

Gás de pimenta

O gás pimenta (como é conhecido), descende dos grupos de pimentas e também dos pimentões que utilizamos normalmente na culinária, o Capsicum(pimenta), possui em sua constituição química uma substância chamada capsicina (8-metil-vanilil-6-nonenamida), a qual em contato com as mucosas (vias respiratórias, pele e olhos) produz uma severa reação inflamatória.
Utilizado pela polícia em vários países do mundo como arma-não-letal para controle de multidões e principalmente para conter agressores, o spray de pimenta também é empregado como arma de autodefesa para civis.
O spray de pimenta contém basicamente, em sua formulação, porcentagens variadas de óleo-resina de Capsicum, que possui como princípio ativo a capsicina, e um solvente (um álcool como etanol ou isopropanol), ou ainda substâncias como silicone, quando o spray tem o objetivo de impregnar o ambiente.
Em contato com os olhos, assim como na pele e vias respiratórias, a capsicina causa um efeito inflamatório que gera dor e ardor levando a cegueira temporária e conseqüente imobilização, o processo se dá devido à liberação de neuropeptídios das terminações nervosas. O seu efeito depende tanto da porcentagem de óleo-resina existente no spray quanto do tempo de exposição, mas em média, é em torno de 15 a 60 minutos. As controvérsias maiores resultam do pouco conhecimento sobre o efeito desta substância a longo prazo, embora estudos apontem que não causem lesões permanentes se houver um único contato. Outro fator é a sensibilidade e doenças respiratórias preexistentes, uma vez que o contato com essa substância pode causar dificuldade respiratória e, algumas vezes foram aludidas como causadoras de morte.
Para tirar a pimenta

Por se tratar de uma óleo-resina, insolúvel em água, uma simples lavagem não irá dissolvê-la. Para os primeiros socorros, o ideal é retirar a vítima para um local ventilado, forçá-la a piscar a fim de provocar lágrimas e lavar a região afetada com grandes quantidades de água corrente, minimizando seus efeitos e diminuindo a quantidade da substância. Bicarbonato de sódio, sabão e detergentes podem ser utilizados para lavagem da pele, minimizando os efeitos externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário