quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Como funcionam os fogos de artifício?


Como funcionam os fogos de artifício?


Quando você vai a um show pirotécnico e vê explosões vermelhas, por exemplo, está na verdade admirando o carbonato de lítio. Ou seja, cada uma das cores vem de uma substância diferente, misturada à pólvora dos foguetes. Quando essa pólvora queima, a temperatura aumenta e os átomos do elemento químico ganham uma energia extra, que é então expelida em forma de luz. Mas onde entra a cor nessa história? Fácil: cores são só a forma como nós vemos ondas de energia com formatos diferentes. E cada tipo de átomo produz ondas ao seu gosto. "Um átomo de magnésio, por exemplo, vai liberar ondas com um comprimento diferente das de um átomo de lítio. Elas terão, portanto, cores distintas".
É claro que a arte de brincar com esse explosivo festival de tons apareceu bem antes de a ciência conhecer átomos e ondas tão profundamente. A pólvora, parte fundamental dos fogos, foi criada lá pelo ano 1000, na China. Seu uso era basicamente militar, impulsionando mísseis primitivos. Mas não demorou para que as fascinantes explosões fossem usadas também para fins menos bélicos, como animar festas. Ainda no século 15, a pólvora já tinha chegado à Europa, onde a pirotecnia se desenvolveu mais ainda. Surgiram técnicas novas, como uma versão mais suave da pólvora, que chamuscava bastante e demorava para queimar - esse tipo de pólvora forma aquelas cachoeiras de faíscas que hoje em dia jorram do topo de prédios.
Mas a coisa só foi evoluir de verdade no século 19, quando especialistas italianos adicionaram cloreto de potássio à pólvora. Esse elemento fazia ela queimar com força e bem mais rápido. Na mesma época, as várias substâncias que dão muitas cores ao foguetório entraram na receita. Mesmo com esse desenvolvimento todo, muita coisa não mudou. Boa parte dos foguetes continua sendo feita de forma artesanal, como na Idade Média, quando os chineses soltavam seus rojões primitivos


Fonte: revista Mundo Estranho

7 comentários:

  1. por que se usa os sais e nao base ou acido desses elementos quimicos acoplados a polvora para a formaçao d fogos de artificios?

    ResponderExcluir
  2. poderia me passar a resposta ?
    peço encaricidamnte
    anote meu imal: mairamarocas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber tudo sobre os fogos de artificio e acho que este testo nao esta completo o bastante para meus estudos.

    ResponderExcluir
  4. poderia por uma foto do lado interno de um fogo de artificio..como o antes o meio e o depois da queima das subistacias.
    e que não estar o completa essa sua explicação...

    ResponderExcluir